Algumas pessoas estão comentando que não estão entendendo a nossa proposta. Para ajudar a compreender, favor visitar a postagem mais antiga, chamada “Vamos aumentar o verão da Bahia?” do mês de abril de 2009, além dos comentários: (http://veraodabahia.blogspot.com/2009/04/vamos-aumentar-o-verao-da-bahia.html#comments). Outra boa dica é a postagem intitulada "Congresso de Educação do Sul da Bahia 02" onde nosso trabalho está disponibilizado no seguinte link: http://congressoilheus.com.br/event/cesb/site/embed/A%20Teoria%20do%20Z%C3%AAnite%20Solar%20%20corrigida%20atualizada%20em%2013%2007%20_7_.pdf
Entrem, opinem, visitem, sigam o Blog...
Abraços a todos!
Luiz Sampaio
Verão Real da Bahia - Pretendemos reconhecer o verão da Bahia ou de Salvador de 27 de outubro a 02 de abril, dadas as suas condições climáticas e fatos astronômicos locais. O conteúdo pode definir as estações em outras localidades tropicais. Só utilizamos a literatura Europeia para ensino do tema, mesmo sem a correta aplicação por aqui. Só o Brasil é cortado pelo Equador e um Trópico, característica que justifica um sistema de Estações diferentes das observadas na zona temperada.
domingo, 28 de novembro de 2010
Primeiro Zênite Solar em Salvador 2010
Turma,
Vejam as belas imagens conseguidas em 28/10/2010 no bairro da Ondina, aqui em Salvador, Bahia. A data do Zênite na nossa capital é aproximadamente dia 27/10, mas como a nosssa latitude é determinada oficialmente pela prefeitura, que fica na Praça Municipal, vários minutos de graus mais a norte, ou cerca de 4,5 Km de distância, ainda no dia 28/10 pudemos aproveitar esses raros instantes. Lembrando que a Ondina é um dos pontos mais ao sul da nossa cidade.
Por volta das 11:21, quando ocorreu o meio dia local nessa data conseguimos demonstrar o momento exato que o sol passa por sobre as peças de alumínio da contenção do terraço! As peças tem apenas 2,5cm X 2,5cm.
Nas quatro primeiras imagens o momento do Zênite e nas duas últimas, respectivamente as 13:14 e 13:15 após a passagem do sol é possível perrceber o perfeito alinhamento leste/oeste do movimento do mesmo ao longo desse dia.
No vídeo disponibilizado em http://www.youtube.com/watch?v=9sbLaHQSmc4 podemos ver até as falhas deixadas pela serragem de uma das peças do alumínio, dada a incidência do sol exatamente sobre ela.
__________________________________________________________
No dia 02 de dezembro comemoramos o dia do Astrônomo. Em homenagem aos cientistas indico a todos a leitura de um site muito interessante que explica como Eratóstenes, que viveu entre 276 e 194 antes de Cristo, mediu a terra com uma matemática simples e com a observação dos movimentos do sol e das sombras na terra: www.zenite.nu/08/0208.php
Além de ter medido a terra, o trabalho comprovava que a terra era redonda. E quase queimaram Galileu na fogueira por afirmar sua teoria heliocêntrica por volta do ano de 1.633 da nossa era! A proibição da igreja só foi definitivamente retirada por João Paulo II em 1980...
Aqui tem a biografia de Galileu, Kepler e outros: http://astro.if.ufrgs.br/bib/bibkepler.htm
Deixo também um grande abraço para os amigos da AAAB - Associação dos Astrônomos Amadores da Bahia (http://astronomiabahia.wordpress.com/) e do Instituto de Física da UFBA (http://www.fis.ufba.br/).
__________________________________________________________
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Caro Luiz!
ResponderExcluirNão é a primeira vez que você comenta que algumas pessoas não estão entendendo a proposta do seu trabalho. Quem sabe se você colocar o "n" que falta na palavra "entender" (postagem abril/09, 3º parágrafo)melhore o "entendimento" dos seus leitores? rs rs rs
Desculpe, não resisti... mas realmente às vezes é necessário ter um dicionário ao lado para facilitar o entendimento dos seus textos...
Parabéns!
Amy
Olá Amy,
ResponderExcluirMuito obrigado pela observação! Fiz o devido concerto... Rs... Toda ajuda é bem-vinda, continue participando!
Grato,
Luiz Sampaio
Olá Luiz.
ResponderExcluirEste trabalho abala paradigmas que envolvem aspectos políticos e epistemológicos em diversas disciplinas.
O conhecimento científico influencia o conhecimento escolar, ainda que em nível de graduação acadêmica.
Desconstruir crençaS sobre as "datas oficiais" atribuídas ao início das estações climáticas é uma ação que também desconstruirá alguns séculos de reprodução de informações equivocadas, ou mantidas em equívoco.
Penso que devemos unir esforços no sentido de promover revisões, em aplicações científicas e educacionais sobre estes conteúdos, assim como outros estudiosos já o fizeram, deste modo, redirecionarmos a discussão sobre educação para a promoção de emancipação POLÍTICA e COGNITIVA.
Amy,
ResponderExcluirObrigado de novo! Fiz o conserto! KKKKKKK
Estou afastado das minhas atividades musicais para fazer concertos! KKKKK
Grato,
Luiz Sampaio
Olá Marcelo,
ResponderExcluirÉ um prazer recepcionar o seu comentário aqui! Como você é um Pedagogo, certamente poderá contribuir fortemente para o nosso trabalho, uma vez que só possuo uma extensão em Metodologia do Ensino Superior de apenas 60 horas. Para aumentar a dificulldade de aceitação, não sou astrônomo nem físico ou geógrafo, e tem causado estranhamento em muitas pessoas quando digo que sou contador. Fique a vontade para contribuir no nosso texto, onde faço uma discussão com alguns dos pensamentos dos principais educadores, porém de forma rasa, dado o meu pouco conhecimento.
Faremos uma Mesa Redonda no Instituto de Física da UFBA, onde reuniremos alguns físicos (que concordam e que discordam da necessidade de mudanças) e outros cientistas para debater o assunto e sua presença será bem vinda. Se tiver alguma dúvida com relação à proposta ou dados e fatos técnicos, fale comigo.
Continue participando, um grande abraço!
Luiz Sampaio
Saudações, Luiz! Em astronomia, os amadores sempre são bem vindos! Feliz Dia do Astrônomo a todos!
ResponderExcluir"O dia 2 de dezembro foi instituído no Rio de Janeiro como sendo o "dia do astrônomo" em homenagem ao Imperador Dom Pedro II, que fazia aniversário neste dia, e foi um grande incentivador da Astronomia. Existe também o dia internacional da Astronomia, comemorado internacionalmente em 8 de abril, a cada ano.
Além disso, o ano de 2009 foi considerado "Ano Internacional da Astronomia", em homenagem ao fato de, 400 anos atrás, Galileo Galilei ter pela primeira vez apontado um telescópio para o céu e visto detalhes da Lua, Marte, Júpiter e Saturno, e ainda por cima ter descoberto que Júpiter também tinha satélites."
http://entretenimento.br.msn.com/astrologia/artigo.aspx?cp-documentid=26579195
Lore.
bip! done !
ResponderExcluirsee ya, my friend...
ps- AC DC FOREVER !!!!