Seguidores

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Curso Astronomia Moderna - X / IF UFBA

Amigos,

O nosso trabalho, A Teoria do Zênite Solar é um dos conteúdos do Curso de Extensão Astronomia Moderna X, do Instituto de Física da UFBA, vide cartaz divulgado.
Da mesma forma que todas as imagens e links divulgados aqui, fica melhor visualizar com um clique direito e pedindo para abrir em outra janela ou aba.
__________________________________________________________
A outra boa novidade do mês de dezembro é a criação por parte da Professora Amy Afr do blog http://www.veraodabahiaforteens.blogspot.com/
Como o nome do blog sugere, é uma tentativa de explicação do nosso trabalho em uma linguagem mais acessível e com ferramentas típicas de blog que ainda não aprendi a usar, mas prometo que um dia aprendo, como a disponibilização de vídeos e outras coisas. É uma excelente iniciativa que vale conferir!
Em janeiro faremos nova postagem demonstrando os detalhes do curso e o solstício de verão do hemisfério sul, que ocorrerá no próximo dia 21/12/2010. Até lá e Boas Festas a todos!
__________________________________________________________

Algumas pessoas estão comentando que não estão entendendo a nossa proposta. Para ajudar a compreender, favor visitar a postagem mais antiga, chamada “Vamos aumentar o verão da Bahia?” do mês de abril de 2009, além dos comentários: (http://veraodabahia.blogspot.com/2009/04/vamos-aumentar-o-verao-da-bahia.html#comments). Outra boa dica é a postagem intitulada "Congresso de Educação do Sul da Bahia 02" onde nosso trabalho está disponibilizado no seguinte link: http://congressoilheus.com.br/event/cesb/site/embed/A%20Teoria%20do%20Z%C3%AAnite%20Solar%20%20corrigida%20atualizada%20em%2013%2007%20_7_.pdf
Entrem, opinem, visitem, sigam o Blog...

Abraços,
Luiz Sampaio

5 comentários:

  1. Olá Luiz, criei um blog também. Porém o meu não tem um tema fixo, escrevo sobre tudo.

    ResponderExcluir
  2. Eu tinha visto, Lucas!(http://lucascacule.wordpress.com/) Desde o dia em que você se tornou seguidor, fato que muito me alegrou!
    Boas Festas e um próspero ano novo!
    Luiz Sampaio

    ResponderExcluir
  3. Olá, assisti sua palestra hoje na UFBA. Gostaria de saber se a inclinação da Terra de 23º43', sobre seu eixo imaginário, nunca se altera durante a translação. Sempre pensei que as estações eram definidas através dessa inclinação durante o movimento de translação.
    Poderia explicar melhor o que define as estações?

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo (a) Amigo (a),
    Realmente a inclinação é mantida em toda translação e nunca é abandonada, e isso define as estações. O que nosso trabalho sugere é a criação de regras locais, visto que as estações são mais bem delimitadfas e suas diferenças são mais bem observadas nas localidades temperadas ou extratropicais, o que deixa uma grande incongruência no caso de Salvador com os seus dois zênites e que deixa, também, uma lacuna de normatização para as localidades intertropicais. Acrescentando uma informação sobre a inclinação do eixo: Existe um movimento chamado precessão, que faz com que o eixo da terra gire como um peão, e a volta completa se dará em 26.000 anos, ou seja, em 13.000 anos (metade da precessão) os verões e invernos serão invertidos entre os hemisférios, será verão no sul em junho e verão no norte em dezembro. E na metade da metade, ou seja, em 6.500 anos, os soltícios e equinócios trocarão de lugar, será soltício em março e setembro e equinócio em junho e dezembro, só que nenhum de nós estará aqui para ver!

    Grande abraço e continue participando!

    Luiz Sampaio

    ResponderExcluir