Seguidores

sexta-feira, 26 de março de 2010

Segundo Zênite Solar em Salvador (02)






Galera,

Vejam aqui mais imagens do Segundo Zênite em Salvador, dessa vez no Parque Metropolitano de Pituaçu (em 15/02/2010) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Metropolitano_de_Pitua%C3%A7u), que também foram feitas com alguns dos equipamentos (o GPS nos deixou na mão nesse dia).
A obra de Arte Abstrata do artista plástico Juarez Paraiso é perfeitamente alinhada no sentido LESTE - OESTE, apresentando, portanto, uma das suas faces para o NORTE e outra para o SUL. Ao meio dia local ela fica exatamente sobre a sua sombra, quando ocorre o Zênite Solar em Salvador, ou seja, o sol percorre exatamente por sobre a obra de arte!
Fizemos também um vídeo da obra para melhor visualização, que pode ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=nM_oioMQkYQ ou digitando na busca do You Tube "Segundo Zênite Solar em Salvador 02". Outro vídeo mostrando o parque, a nossa placa e as obras do artista Mário Cravo (http://www.cravo.art.br/pohistorico.htm)
pode ser acessado em http://www.youtube.com/watch?v=j8g6aoBX8o0 ou digitando na busca do You Tube "Segundo Zênite Solar em Salvador 02.02".
Mais informações sobre Juarez Paraiso:

http://www.itaucultural.org.br/aplicExternas/enciclopedia_IC/index.cfm?fuseaction=artistas_biografia&cd_verbete=2355&cd_idioma=28555
As fotos: (Com um clique direito podemos abrir as fotos em outra janela ou aba)
Primeira: a obra, e sua face norte;
Segunda: a face sul;
Terceira: segurança do parque com seu rádio: perfeitamente sobre a própria sombra;
Quarta: garoto que brincava no parque, também perfeitamente sobre a sombra;
Quinta: vareta da nossa placa mostrando apenas dois milímetros de sombra (ela tem 120 mm de comprimento);
Sexta: a obra, e sua ponta leste, com a bússola e o relógio / termômetro / calendário, além da placa mostrando o nome do artista; e
Sétima: nosso relógio / termômetro / calendário em detalhe.
Entrem, Opinem, Visitem, Sigam e Divulguem o Blog.
Abraço,
Luiz Sampaio

2 comentários:

  1. Pessoal,
    Um amigo meu autorizou publicar as seguintes informações sobre o local.
    Abraços,
    Luiz Sampaio

    Rapaz, eu já perdi esse tar de zenite 2 vezes! Vê se da proxima avisa com antecedencia preu ir lá conhecer o cara de perto.
    Esta construção ai em Pituaçú tem muito do meu trabalho. Eu acompanhei a reforma da estrutura de concreto que estava abandonada desde os anos 60, pois ela iria ser o pórtico de entrada do parque de Pituraçu. Em meados dos anos 90 a Conder (empresa que eu trabalho), recuperou a estrutura abandonada, depois instalou as duas vigas metalicas centrais que formaram o espaço Cravo, tudo acompanhado por mim.
    Rapaz, deu o MAIOR trabalho montar essas duas vigas. Elas vieram desmontadas de Minas, foram soldadas no chão, depois se cravaram estacas para fundação, instalamos os 4 pilares metálicos e depois carregamos as duas vigas com 1,5m de altura e quase 40metros (se não me faia a memoria - e às veiz faia) de comprimento. Usamos 2 empilhadeiras que trabalharam mais de 24 horas seguidas pra aprumar, carregar e levar as duas vigas pro lugar certo e depois concretamos a laje com cerca de 20cm de espessura. O metal dessa viga é um aço especial chamado Corten, que possui a propriedade de enferrujar rapidamente na camada externa, mas essa propria ferrugem faz uma capa protetora de forma a não se propagar ferrugem para o interior da peça (pelo menos na teoria). O chato que ela fica constantemente com o aspecto enferrujado, mas dizem os entendidos que é assim mesmo, que é sinal que por dentro está tudo bem.
    Este ambiente é um dos mais agressivos de Salvador, a salinidade ali é tida como a maior do mundo. TUDO que a gente coloca ali se estraga. Me lembro que o forro do espaço Cravo caiu todo uma vez pois os arames que prendem ele nos tetos enferrujaram. Trocamos os arames e caiu tudo de novo. Assim, refizemos o forro pela segunda vez e penduramos ele com fios de cobre encapados. Pois bem, os fios de cobre mesmo encapados "suavam" uma gosma amarela que manchava o chão.
    As esquadrias de aluminio anodizado não duraram um ano, pois estavam encostando nas vigas metálicas e o salitre incrementava o efeito "pilha" que acontece quando 2 metais diferentes ficam em contato, dai o metal mais fraco perde életrons para o metal mais forte e se desfaz. Quando fizemos as esquadrias pela segunda vez, tivemos que isola-las completamente do contato com a viga de ferro. Outro ponto interessante é que a estrutura de concreto da cobertura e das laterais é completamente isolada da estrutura metálica (as vigas). Assim elas "trabalham" de forma diferente. Com isto, os vidros das esquadrias presas na viga metalica não podiam encostar no concreto do teto pois quebrariam.
    Nós usamos uma forma de madeirit bem surrada de proposito pra fazer a laje de piso entre as duas vigas, de forma a ficar com o concreto de forma ondulada, em alguns lugares dá pra ver o efeito.
    Enfim é isso. Muito trabalho tive por ali. Faz mais de 10 anos que não vou ali, nem sei como é que está todo o espaço.

    UM abraço
    Ulisses

    ResponderExcluir
  2. Pois, pois... Ulisses!!! Deve ser por esses motivos que o tar de Zênite n apareceu.. ou melhor, vc n viu!!! Com tanto trabalho, tanto ferruge, gosmas, e 'entendidos', o coitado n quis se pronunciar!!! Mas, se importe ñ home... Vc terá outras oportunidades e o professor Luiz, vai informar "assim espero", qdo ele estiver para vir outra vez. Pois, eu tb quero ver.....

    ResponderExcluir